A partir de hoje, dia 16 de Setembro até 15 de Outubro estão abertas as inscrições para o Concurso Vestibular UFSC/2015. Serão oferecidas 6.511 vagas,referentes aos cursos presenciais de graduação, distribuídas em 98 opções de cursos nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
"A novidade deste ano é o desmembramento do curso de Engenharias, no campus de Joinville, em oito diferentes cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade" FonteA Inscrição é feitas exclusivamente pela internet pelo site do concurso. O valor da inscrição é de R$ 105, exceto para os cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia, cuja taxa é de R$ 52,50. Quem quiser utilizar a nota do ENEM de no máximo até 2012 no cálculo da nota( 30% do total) ou concorrer às vagas destinadas à PAA/UFSC (Política de Ações Afirmativas) deverá optar no Requerimento de Inscrição.
Isenção da Taxa: Os candidatos que possuem renda familiar brutal mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou ter recebido bolsa total em escola da rede privada, podem pedir isenção da taxa de inscrição. A solicitação acontece entre os dias 16 de Setembro e 6 de Outubro, com resultado divulgado no dia 13. O candidato deve preencher o formulário e observar os requisitos e procedimentos exigidos no edital via CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da Lei n. 12.799, de 10 de abril de 2013.
Data e Local das Provas: As provas UFSC/2015 acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2014, com início, impreterivelmente, às 14h e duração de quatro horas, em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). Essa distribuição, dependendo de espaço físico, será realizada de acordo com o Código de Endereçamento Postal (CEP) indicado no Requerimento de Inscrição.
Cotistas:
O Vestibular UFSC/2015 disponibilizará 47,5% das vagas para alunos contemplados pela PAA (Política de Ações Afirmativas). Do total 37,5 são destinadas à legislação nacional sobre cotas.Outros 10% seguem regras da própria UFSC e reserva vagas para autodeclarados negros independentemente se estudou em colégio público ou não. Essa legislação existe desde 2008, e se não houver quantidade suficiente de inscritos ou aprovados as vagas serão ocupadas por negros que tiveram outro percurso escolar: os que cursaram EJA (Educação de Jovens e Adultos), os bolsistas de escola privada e, por fim, os pagantes de escola privada.
"Além da porcentagem para cotistas, outras 16 vagas suplementares são destinadas a indígenas residentes no território nacional e transfronteiriços. Estas vagas devem aumentar gradativamente e até 2017, serão 22 postos para esse público. Segundo Tragtenberg, as vagas suplementares para os indígenas são importantes pois, em geral, eles não conseguem concorrer com os demais candidatos mesmo em condição de cotistas." saiba mais
Fonte: clique aqui
- Franklin Cascaes - O fantástico na ilha de Santa Catarina (UFSC) Livro Digital
- Machado de Assis - Várias Histórias Livro Digital
- Rubem Fonseca -Agosto (Saraiva de Bolso)
- Milton Hatoun - Relato de um certo oriente (Cia das Letras)
- João Cabral de Melo Neto - Melhores Poemas (Global Editora)
- Antônio Olivieri e Marco A. Villa (Org.) - Cronistas do Descobrimento (Ática)
- Martins Pena - Juiz de Paz na roça Livro Digital
- Fernando Gabeira - O que é isso, companheiro? (Cia das Letras)
a) Recomenda-se a leitura integral das obras.
b) O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros.
c) Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário