Nesta série de posts sobre grandes economistas não podemos deixar de incluir Alfred Marshall que foi um grande destaque do pensamento neoclássico.
Economista inglês que viveu entre 1842 e 1924. Durante seus estudos em Cambridge, decidiu-se especializar em economia política se tornando professor mais tarde na mesma universidade. Tem como principal livro Princípios de Economia publicado em 1890. Essa obra foi muito importante para o pensamento Neoclássico que tem como principais teorias a utilidade marginal e o equilíbrio de mercado. Para Marshall o preço de mercado era determinado pela oferta e pela demanda., e que a longo prazo os custos tenderiam ao menor nível possível, por causa da forte concorrência, e atenderiam a demanda. O consumidor buscar obter a maior utilidade possível já o produtor o maior lucro.
Como a produção era determinada pela escolhas de vários indivíduos, se pressupunha que se o mercado funcionasse livremente, geraria maior satisfação possível ao coletivo.
Nesse período o foco da ciência econômica estava sobre as necessidades dos consumidores individuais
Ele revolucionou o pensamento econômico da época ao introduzir o fator tempo,para analisar o comportamento dos preços de mercado, no longo prazo os preços tendiam a coincidir com o custo marginal, e no curto prazo eram independentes so custo.
Além de Princípios de Economia escreveu os livros Industry and Trade, 1919 e Money, Credit, and Commerce em 1923.
"Primeiro teorema da teoria do valor: O Agente deve escolher a alternativa com maior benefício líquido, ou seja, com maior benefício ao menor custo. Essa escolha deve ser feita tendo em conta a dualidade benefícios-custos, ou seja, a melhor escolha deve ser a que apresenta um benefício maior que o custo"saiba mais
Fontes:
www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlfrMars.html
Fundamentos de Economia. Saraiva. pg. 22
A Era do Economista. Economia Neoclássica
Nenhum comentário:
Postar um comentário